29/05/2016

A Lua Minguante e a Anciã.


A Anciã faz parte de uma face da Deusa Tríplice, que corresponde à Lua Minguante.
Ela também é chamada de Velha, Parteira, Avó e Sábia. Ela talvez tenha se tornado o aspecto mais temido da Deusa, principalmente porque uma de suas funções é a morte. Com a morte vem o medo de perder nossos entes queridos, o medo do desconhecido, o medo de ficar sozinho. Aqueles que conhecem o mistério da Deusa, sabem que a morte é apenas um ciclo de transição, por isso não a temem. As funções da Anciã são naturais, e podem ser identificadas na própria natureza por meio da germinação, do crescimento, do florescimento, do desabrochar e da morte de uma planta, árvore etc. Com a morte sempre há o renascimento. A Anciã sempre nos traz a promessa da Donzela e o ciclo nunca termina. O mesmo poder que leva à morte é o que traz a vida.
Ela é a Guardiã do conhecimento oculto, dos mistérios da sabedoria mágica, a Rainha do submundo, a Sombra e todos os segredos que só a idade pode nos proporcionar.
A Anciã é a Deusa tríplice por ela própria. Já passou pela doçura e sensualidade da Donzela, pelas dores do parto da Mãe, e agora carrega as memórias dessas passagens. Isso a transformou na mulher sábia, capaz de nos guiar pelas sombras.


Também é considerada a Parteira, pois essa posição era consagrada às mulheres mais antigas da tribo. É a parteira de nossa vida, nos guiando de uma fase a outra. O progresso de uma fase para outra representa um processo de renascimento, em que a Anciã nos guia através dos tempos. Ela nos guia pelos processos da vida, morte e renascimento e nos dá a intuição necessária para trilharmos os caminhos da vida.
Pode ser vista também como um dos aspectos da Deusa Guerreira, pois onde há o sangue da batalha, há o choro da guerra, o medo da morte. É ela que nos impulsiona a caminhar e destruir os inimigos, internos ou externos.
A Anciã expulsa os maus espíritos, pois é a Senhora do submundo. Com sua ajuda, somos capazes de viajar entre os mundos e quando estivermos prontos para renascer, ela novamente atuará como Parteira, nos guiando uma vez mais através da luz.
Ela está associada ao inverno, um período de transições e transformações. Sua cor sagrada é o preto e sua fase lunar é a minguante.
Alguns exemplos de Deusas Anciãs são:

  • Hécate;
  • Ceridwen;
  • Badb;
  • Macha;
  • Morrigu.

Não tem ideia do que fazer na lua minguante? Dá uma olhada aqui, aqui e aqui!


2 comentários:

  1. qual a fonte da imagem?? adorei tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queríamos saber! Encontramos no tumblr, mas sem os créditos de quem tirou. Procuramos na ferramenta do google, mas nada ):

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo